Quem é a Doula

Quem é a doula?
O Brasil é o campeão mundial de cesarianas. Enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda no máximo 15% desse procedimento, nossa realidade é de mais de 55% no geral, e no sistema complementar (planos de saúde e nas maternidades particulares), chegamos a números absurdos de mais de 90%.
A doula é uma peça importante para a transformação do cenário de gestação, parto e nascimento no Brasil e no mundo. Somos multiplicadoras de boa informação. Conhecemos as evidências cientificas e damos informações de boa procedência para que a gestante faça suas escolhas para o parto, ajudamos a mulher a conhecer os seus direitos e se defender evitando tanto uma cesárea desnecessária quanto violências e excesso de intervenções na assistência do parto, quando a mulher consegue chegar até esse momento.
A cesárea certamente é um procedimento maravilhoso, que salva vidas das mães e dos bebês, mas quando não é necessária, acrescenta riscos imensos para a dupla. Principalmente na nossa realidade, onde a maioria das mulheres não entra em trabalho de parto antes do procedimento (prova de trabalho de parto), os bebês nascem prematuros e acabam tendo que ser internados nas UTIs por causa de dificuldades respiratórias, ficando separados de suas mães num momento em que precisam imensamente desse contato, levando a dificuldades futuras de saúde e até na amamentação.
Durante o parto a doula oferece apoio contínuo, físico e emocional a parturiente e sua família, aplicando recursos não farmacológicos para alívio da dor, permanecendo com a mulher até um tempo depois do parto, até que tudo esteja bem com a dupla mãe/bebê.
A doula não substitui nenhum profissional envolvido no processo do nascimento, e não interfere em procedimentos técnicos, como toques vaginais e monitoramento fetal, que são da responsabilidade de obstetras e parteiras, nosso foco é minimizar o desconforto físico e emocional e acolher a mulher nas suas necessidades em trabalho de parto.
No pós-parto a doula apoia a mulher nos primeiros cuidados e na amamentação, ajudando a família na adaptação a essa nova realidade.

Ana Lucia de Andrade Baptista
Doula